Bosque das cerejeiras, um cantinho escondido em São Paulo

A maior cidade da América latina tem proporções gigantescas, São Paulo é tão grande que em algumas horas do dia é seguramente mais rápido pegar um avião até o Rio de Janeiro do que cruzar a marginal de ponta a ponta. Isso significa que a maioria de nós, paulistanos, acaba não explorando tanto outras regiões da cidade, longe de onde moramos ou trabalhamos. Bom, resolvi “viajar” até a zona Leste para conhecer o bosque das cerejeiras no Parque no Carmo, e não me arrependi!

bosquedascerejeiras2

Depois de rodar aproximadamente 1:30 (num sábado!), chegamos ao parque. O primeiro ponto positivo foi o estacionamento grátis (e com vagas disponíveis), que anda sendo um achado em tempos de zona azul e estacionamentos com preços cada vez mais absurdos.

Obs. No fim de semana de maior floração o trânsito é um caos, caso seja possível, opte pelo transporte público.

Como acabamos indo um pouco tarde e o tempo já não estava ajudando, não nos demoramos muito nas outras áreas e fomos direto para as cerejeiras. Mas o caminho até lá me fez crer que o Parque do Carmo é um dos mais interessantes que temos na cidade, bastante limpo e bem cuidado, tem uma extensa área de churrasqueira, redário, área de entretenimento infantil e várias outras coisas que não tive tempo de descobrir dessa vez. Além disso, o parque conta com um antigo monjolo em exposição e uma casa em arquitetura colonial preservada da época em que era sede da fazenda do empresário Oscar Americano.

parquedocarmo

parquedocarmo2

Desde 1978 a Federação Sakura e Ipê do Brasil junto com a prefeitura de São Paulo, realiza anualmente a Festa das Cerejeiras, onde as pessoas costumam fazer picnics sob as árvores e praticar o hanami, ritual japonês de contemplar a beleza das flores. A tradição foi trazida pela comunidade nipônica de Itaquera, com méritos para Hisayoshi Kataoka, presidente da federação, que trouxe as mudas para a plantação de cerca de 4.000 árvores no local. As cerejeiras só florescem em agosto, e depois disso suas encantadoras flores cor-de-rosa duram somente alguns dias.

bosquedascerejeiras

cerejeiras

cerejeiras2

Também vivem no parque simpáticos esquilinhos chamados de caxinguelês. Um dos funcionários do parque chamava um deles carinhosamente de “bebê”, e este vinha bem pertinho dos visitantes, quase posando para fotos.

parquedocarmoesquilo

Não consegui ir no fim de semana da festa, fui no seguinte quando elas já não estavam mais tão floridas, mas mesmo assim é um lugar fantástico, escondido na imensidão de São Paulo.

parquedocarmo3

Update com fotos de um dia ensolarado, árvores cheias de flor e um pôr-do-sol perfeito!

cerejeirasparquedocarmo Festadascerejeirasparquedascerejeiras

Parque do Carmo: Avenida Afonso de Sampaio e Sousa, 951 – Jardim Nossa Senhora do Carmo, São Paulo – SP

dicasdesaopaulo

O Quero ir Lá agora é um parceiro Booking.com, então quando você faz sua reserva aqui, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso! 🙂 Aproveite para encontrar aqui seu hotel!


Booking.com

2 thoughts on “Bosque das cerejeiras, um cantinho escondido em São Paulo

  1. Parque do Carmo é um dos meus parques favoritos, por ser pertinho de casa e por ficar lindo nessa época do ano. Tirei ótimas fotos lá < 3

  2. Eu fuuuuuuui em um domingo e estava LOTADO o parque é ENORMEEE e a dificuldade de encontrar comida foi grande por que tudo tinha acabado, eu nao sou de ir em parques entao nao sou uma boa fonte … mais gostei muito de la e foi um otimo lugar ,aquelas florzinhas rosas sao lindas <3

Comments are closed.