Escape do roteiro turístico e conheça a Grande Mesquita de Paris

O assunto de hoje é Paris, mas nem parece! Quando digo que a capital francesa não deveria ser tachada apenas de “cidade romântica” é porque sei que ela tem muita diversidade, cultura e mistura de povos espalhada por suas ruas, e a Grande Mesquita de Paris é um ótimo exemplo disso.

Vale dizer ainda que apesar de estar falando sobre um local sacro para os muçulmanos, não vou entrar no mérito religioso da questão, (isso pra mim não deveria nem precisar ser discutido) e sim apresentar um lugar incrível a ser descoberto pelos visitantes.

mesquitaparis

A Grande Mesquita de Paris foi inaugurada em 1926 em homenagem aos soldados muçulmanos mortos pela França na 1ª Guerra Mundial. A maior e mais antiga mesquita do país fica localizada no 5º arroundissement, bem próximo ao Jardin des Plantes.

De fora já desperta olhares curiosos para sua torre totalmente adornada com padrões geométricos, e é assim em praticamente todos os espaços decorados pois a arte islâmica não permite o uso de figuras humanas em representações religiosas.

mesquitaparis

A entrada é aberta ao público por apenas 3€, dando acesso aos jardins, salões principais, biblioteca, restaurante, salão de chá e lojas. Um painel no início do percurso indica como se portar nas rezas (mas não sei se qualquer um pode entrar nestas salas).




mesquitaparis2

Provavelmente a maioria de nós, não-muçulmanos, nunca entrou em uma mesquita. Essa foi a primeira vez que entrei em uma e fiquei encantada! A riqueza de detalhes é tão grande que as vezes a arquitetura parece feita de tecidos rendados. O espaço central é todo branco, com arcos de ogiva que delimitam sua extensão e uma cobertura transparente que proporciona a entrada de luz natural, criando uma atmosfera de paz no ambiente.

O jardim elaborado sobre um piso de pastilhas azuis é uma das áreas mais bonitas.

mesquitadeparismesquita

grandmosqueeparis

Algumas pequenas lojas vendem artesanato, roupas, móveis e objetos típicos. Não achei muito barato mas é interessante conhecer.

Finalize o passeio no salão de chá, onde é possível experimentar diversos tipo de doces árabes e o famoso (e delicioso) chá de hortelã, que custa 2€ e você pode pegar e pagar direto para os funcionários que ficam circulando pelas mesas.

chadocesarabesparis

Grande Mesquita de Paris (Grande Mosquée de Paris)

2bis Place du Puits de l’Ermite | 75005 Paris
Metrô Censier – Daubenton, linha 7
www.mosqueedeparis.net

DicasdeParis

O Quero ir Lá agora é um parceiro Booking.com, então quando você faz sua reserva aqui, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso! 🙂 Aproveite para encontrar aqui seu hotel!
Booking.com