Itália de trem – Roteiro de 11 dias

A Itália é um lugar fantástico, cheio de arte, história, cultura e beleza. Há muito o que ver e fazer, mas como tínhamos apenas 11 dias, o roteiro teve que ser um pouco resumido. Fizemos a viagem em 2012, por isso alguns valores podem estar desatualizados.

Rodamos todas as cidades de trem usando a Trenitalia. Foram 4 dias em Roma, 3 dias Florença (com 1 dia dedicado a Pisa), 2 dias em Veneza e 2 dias em Milão.

Hoje faria algumas coisas diferente e principalmente faria um planejamento melhor em relação à datas e reservas, mas acho que esse roteiro é uma boa base para conseguir conhecer o básico da bota!

Nápoles, o que conhecer em um dia?

Roteiro de 2 dias na Ilha de Capri

italia

Dia 1 – Roma

Para ir do aeroporto Fiumicino para o centro da cidade usamos o ônibus da Terravision (€ 6,00/pessoa) que para na estação de trem Roma Termini. Como o hotel era um pouco afastado, pegamos um taxi até lá. Já era tarde então só comemos algo perto do hotel e descansamos para o dia seguinte.

O transporte em Roma é um pouco caótico então recomendo se hospedar relativamente perto dos pontos a visitar. Usamos metrô e ônibus e no centro fizemos muita coisa a pé.

Ficamos hospedados no Hotel Mercure Roma Corso Trieste.

Dia 2 – Roma

Monumento a Vittorio Emanuele II: A imponente construção é uma homenagem ao primeiro rei da Itália após sua unificação, vale ver o prédio por dentro, é tão lindo quanto por fora. Visite também a igreja que fica do lado direito do monumento, é maravilhosa por dentro!

Coliseu: Na verdade o ingresso é um combo para o Coliseu, o Palatino e o Foro Romano. Pegamos alguma fila para entrar no primeiro, imagino que começando pelos outros dois a fila da compra seja menor. Pagamos 12,00/pessoa.

Foro Romano: O enorme local abriga as ruínas do que já foi o ponto de encontro de nobres romanos, é realmente muito grande e fica mais interessante se tiver um guia ilustrado para entender o que está vendo

Fontana di Trevi: Um dos monumentos mais lindos e lotados de Roma! Conheça de dia e de noite e tome cuidado com os golpes!

romavittorioemanueleroma

 

Dia 3 – Roma

Vaticano: Acabamos não conseguindo entrar,  a fila estava de mais de 5 horas pois no dia seguinte seria feriado (atente a isso no seu roteiro pois nos dias de feriado quase tudo fecha).

Piazza del Popolo: Acabamos andando um pouco sem rumo depois de desistir do Vaticano, a praça é bonita, mas dispensável se estiver sem tempo.

Piazza di Spagna: A praça é linda, se for na primavera verá a escadaria toda florida (só prepare-se para a multidão).

Panteão: Antes de virar um local sacro para o cristianismo, era um templo de deuses greco-romano pagãos.

Igreja São Luis dos Franceses: Conserva algumas obras de Caravaggio.

Piazza Navona: A praça das 3 fontes (uma delas obra de Bernini, famoso artista barroco).

Bocca della Veritá: Tem que colocar a mãozinha lá dentro né?!

Trastevere: Simpático bairro, agradável para um almoço ou um drink no fim da tarde.

roma2 romapiazzaespanha

 

Dia 4 – Roma

Castel Sant’Angelo: Queríamos entrar mas como era feriado, estava fechado, acho que deve valer a visita.

Basílica de Santa Maria Maggiore: Seu interior é uma obra de arte!

roma3

Dia 5 – Florença

Da Roma Termini pegamos o trem para Florença, a cidade é pequena então dá pra fazer tudo a pé. Ficamos no Hostel Plus Florence, um dos melhores que já conhecemos, recomendo! Dá pra chegar a pé da estação de trem.

Igreja Santa Maria del Fiore: Cartão postal da cidade, o interior da sua cúpula é fantástico! Além disso, subindo no topo da igreja tem-se uma vista verdadeiramente panorâmica.

Galeria Degli Uffizi: Museu com obras do renascimento e barroco italianos.

florencavistafirenze

Dia 6 – Pisa / Florença

De manhã cedo pegamos o trem para Pisa. Achei um pouco bagunçado, especialmente na volta, mas perguntando e seguindo o fluxo dá pra se encontrar.

Pisa: Dizem que a cidade é bem interessante, mas se for só para ver a famosa torre, uma manhã é suficiente.

Igreja Santa Maria Novella

Museu dell’Opera del Duomo. Destaque para Pietá e algumas obras de Donatello.

Ponte Vecchio: Apesar de não ter me encantado muito por sua beleza, a história é interessante.

pisafirenzepontevecchio

 

Dia 7 – Florença

Galleria dell’Accademia: Davi de Michelangelo é o grande destaque.

Basilica di Santa Croce: Onde estão enterrados Michelangelo, Galileu Galilei, entre outros.

Firenze

Dia 8 – Veneza 

De manhã cedo pegamos o trem para Veneza. Aqui está o post contando em detalhes nossos dias por lá. Se tiver um dia a mais no roteiro adicione as ilhas de Murano ou Burano.

– Basílica di San Marco: Visite-a por dentro para ver os lindos tetos em mosaico de ouro.

Ponte do Rialto: Cartão postal da cidade.

– Palazzo Ducale

veneza

 

Dia 9 – Veneza

Museu de história natural: Interessante, mas se não for um grande fã do assunto não vale muito a pena.

– Museu Peggy Guggenheim: Maravilhoso!!!

Igreja Santa Maria della Salute

veneza2

 

Dia 10 – Milão

Vou ser sincera, não gostei muito de Milão. Na verdade, acho que achei um pouco parecida com São Paulo, mais urbana do que o “padrão” velho continente. Mas claro que tem lá seus encantos, começando pela estação de trem, que é linda!

Ficamos hospedados no Ibis Milano Centro, a localização é ótima, fizemos tudo a pé.

Galeria Vittorio Emanuele: O lugar é maravilhoso do chão ao teto, abriga lojas de luxo e um Mc Donalds onde é possível tomar um café da manhã barato.

Catedral de Milão ou Duomo: Linda! Vale a pena subir, não pela vista, mas para observar a arquitetura de perto. Ah, esse é um dos lugares na Itália onde há restrições com roupas curtas.

– Castelo Sforzesco: Ogostoso aqui é entrar pelo castelo, passar pelo parque e terminar no Arco della Pace. Aqui também tem golpes, fique atento.

vitorioemanuellemilao

 

Dia 11 – Milão

Este dia basicamente sobrou, tínhamos reservado um dia para ir ao Lago di Como e acabamos cancelando por achar que seria pouco tempo em Milão. Resultado: me arrependi! Visitamos o museu do Castelo Sforzesco que reune obras de diferentes séculos e encontramos uma exposição de design gratuita para completar. Queríamos ter visto “A Última ceia”, mas não conseguimos pois é necessário agendar antecipadamente e é super concorrido! O site para comprar pela internet é este.

É claro que o roteiro tem só os pontos chave de cada lugar, não deixe de se perder pelas ruazinhas, experimente o delicioso canoli, tome muito gelato (o de nutella e chocolate com laranja foram os meus preferidos), prepare-se para comer uma pizza inteira sozinho e pode confiar no vinho da casa!

Vai continuar a viagem para o sul da Itália? Veja aqui dicas de Nápoles e Capri!

O Quero ir Lá agora é um parceiro Booking.com, então quando você faz sua reserva aqui, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso! 🙂 Aproveite para encontrar aqui seu hotel!


Booking.com