Lagos de Plitvice, um dos melhores motivos para ir a Croácia

IMG_3039

Sabe aquelas listas de “Lugares para conhecer antes de morrer”? Bom, esse definitivamente é um deles!

Uma viagem pelas deslumbrantes paisagens da Croácia

Split, uma cidade dentro de um palácio!

Brela e Baska Voda, paraísos escondidos na Croácia!

Estávamos em Zagreb, capital da Croácia, e o planejado era passar  o dia no Parque Nacional dos Lagos de Plitvice. Pesquisei bastante antes de ir, uns diziam que o melhor era ficar hospedado lá por uma noite para conseguir ver tudo, outros defendiam que um bate-volta era suficiente. Ficamos com a segunda opção. Suficiente não foi, pois não chegamos a ver tudo (o lugar é enorme!), mas acho que é a melhor solução para quem não tem muito tempo disponível. De carro o trajeto dura aproximadamente 1h30.

Acordamos bem cedo, passamos em um café perto do hotel e partimos para a estrada. No caminho é possível ver marcas de balas em muitas das casas que ainda não foram reformadas após a guerra. Os croatas preferem investir primeiro na parte de dentro das casas (especialmente com sistemas de aquecimento), por isso é normal que muitas delas por fora estejam inacabadas mas por dentro sejam maravilhosas.

Em uma determinada parte da estrada fica o museu a céu aberto da guerra (independência da Croácia, de 1991 a 1995), uma grande área com casas completamente destruídas, aviões e tanques de guerra.

Ao chegar na região do Parque Nacional dos Lagos de Plitvice há uma enorme placa onde você pode escolher entre algumas opções de trilhas de acordo com o tempo que pretende ficar e a dificuldade da trilha. Escolhemos a nossa e depois de alguns minutos de caminhada já estávamos perdidos!

A ideia das trilhas é ótima, mas faltam placas e as que tem são um pouco confusas, então acabamos andando meio sem rumo, o que não foi nenhum problema, pois conseguimos ver grande parte das coisas. Ah, apesar da língua croata ser incompreensível para nós, lá quase todos falam inglês. Eles estão em uma crescente no turismo então donos de lojas, funcionários de museus, parques, restaurantes etc realmente se esforçam para atender bem os turistas.

Nosso primeiro contato visual com os Lagos de Plitvice foi nada menos que este ai da foto abaixo! Ou seja, já nesse momento deu pra entender o motivo do parque ser patrimônio nacional da UNESCO. E vale avisar que as fotos não conseguem captar nem metade das cores e tons perfeitos deste lugar.

IMG_3099


Confesso que fiquei meio medrosa andando nas estreitas passarelas, mas ai passavam grupos e mais grupos de velhinhos andando tranquilamente, muito mais rápido que eu… tive que fingir que estava tudo tranquilo né?!

É o tipo de lugar que pede calma e contemplação. Cada passo dado é uma nova paisagem, entre águas de um azul indescritível, bosques de árvores multicoloridas, calmas piscinas naturais, cavernas, paredões e cachoeiras. Um dos pontos altos do parque é a grande queda, uma enorme cascata onde se unem muitas das pessoas espalhadas pelas diferentes trilhas.

IMG_3146

IMG_3066

Tudo estava realmente maravilhoso, mas o tempo começou a virar (fomos em abril e estava um sol delicioso mas, bem frio!). Decidimos então pegar um dos barquinhos de travessia para conhecer o outro lado.

Ali as coisas já eram mais “selvagens”, estava muito mais vazio, começava a chover e ficar escuro, estávamos perdidos de novo e começava a bater um leve desespero. Nesse momento eu só pensava no que um croata havia nos dito no dia anterior: “Se vocês virem um urso, corram para baixo pois eles tem as patas da frente mais curtas e vão rolar caso tentem ir nesta direção”. Sim, porque havia a real possibilidade de existirem ursos soltos no local (rara, mas havia)! Tem um ponto no parque onde se pode observar-los (de longe), mas acabamos não tendo tempo de ir. Ah, ainda uma última coisa sobre eles, em croata, a tradução para “Urso” é “Medo”… Apropriado, não?

IMG_3193

Bom, depois de pouco mais de 3 horas chegamos ao fim do passeio, pegamos o barquinho de volta para o local do estacionamento e saímos de lá com a certeza de termos conhecido um dos lugares mais incríveis do planeta Terra!

Ainda na Cróacia, estivemos também em Zagreb, Split, Baska Voda e Dubrovnik, é tanta coisa maravilhosa que não dá pra falar tudo de uma vez só. Mas quero já neste primeiro relato agradecer a Marília, do blog Uma brasileira na Croácia, que junto com seu marido nos fez companhia em Zagreb e posso dizer que sem eles a viagem não teria sido a mesma coisa!

IMG_2987

Algumas informações úteis:

Site: www.np-plitvicka-jezera.hr

Moeda: Kuna | 1,00 BRL = 2,43 HRK

Preços: Variam muito de acordo com a idade e época do ano, mas no site tem tudo detalhado.

Horários: O parque abre diariamente das 07:00 às 20:00 (mas os estacionamentos e os transfers de barcos tem outros horários)

Leve um lanche e água pois não há muitos pontos de venda por lá, e nem vale a pena perder muito tempo com isso.

*Informações de Abril de 2012

O Quero ir Lá agora é um parceiro Booking.com, então quando você faz sua reserva aqui, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso! 🙂 Aproveite para encontrar aqui seu hotel!


Booking.com

4 thoughts on “Lagos de Plitvice, um dos melhores motivos para ir a Croácia

  1. Nossa, de tirar o fôlego!
    Continue com as postagens, Mari!

    =*

    1. É de tirar o fôlego mesmo! Um dos lugares mais incríveis que já conheci, lindo lindo! Que bom que está curtindo, vou continuar sim! =)

Comments are closed.