O que comer na Suécia? Sugestões de restaurantes em Estocolmo

A gastronomia sueca em geral é bastante saudável, muito baseada em peixes e frutos do mar, como o bacalhau fresco e o salmão cru (gravlax). Também é conhecida pelos pratos de carne, como as famosas almôndegas suecas (kötbullar) servidas com purê de batatas e geléia de lingonberries, as salsichas e carnes exóticas para brasileiros, como a de alce.

Vegetarianos sempre encontram pelo menos uma opção, e que não deixam nada a desejar em termos de sabor. Em mais de um lugar experimentei o roasted cabbage, que nada mais é do que um repolho assado, e era simplesmente divino!

O knäckebröd aparece bastante como entrada e também no café da manhã. É um pão típico que tem uma textura fininha e crocante. Tem tantas opções que há corredores inteiro nos mercados dedicados à eles!

A hora do cafézinho é tão importante que tem até nome, Fika! Significa aquela pausa para relaxar e tomar um café acompanhado por uma das muitas iguarias doces como o Kanelbullar (rolinho de canela que pode ser tradicional ou a versão com cardamomo) e o semla (pãozinho doce recheado com pasta de amêndoas e chantilly).

Outras sobremesas bastante famosas são o chokladbollar (espécie de brigadeiro sueco de massa crua com aveia) e a prinsesstårta, ou bolo da princesa (bolo em camadas recheado com chantily e geléia de framboesa e coberto por uma camada de marzipã verde).

Guia de Estocolmo: Tudo que você precisa saber para explorar a capital sueca!

Fika, a hora do cafézinho sueco com doces típicos.

E falando em doce, os suecos também são famosos por suas balas de goma. Há várias opções de lojas espalhadas pelo centro da cidade e o sabor mais exótico é sem dúvidas o lakrits, uma versão preta com gosto de anis salgado!

Estocolmo é uma cidade cara, então se quiser experimentar essas iguarias todas é bom já se preparar para desembolsar uma boa quantia de coroas suecas (1€ = 10SEK aproximadamente).

É recomendável fazer reserva caso queira ir a um restaurante específico, ao menos no fim de semana, ou as chances de ter que esperar muito por uma mesa são altas. Além disso tenha em mente que os suecos costumam jantar bem cedo.

Dica! Quer economizar? Alguns supermercados tem uma ilha de saladas e outros pratos frios que você pode montar e pagar por peso, sai bem mais em conta do que uma refeição em um restaurante.

Deixo aqui uma lista de restaurantes em Estocolmo para quem quer experimentar pratos típicos da Suécia e não só.

Aifur – Restaurante Viking

Onde comer em Estocolmo - Restaurante Viking Aifur
Foto reprodução: facebook.com/Aifur-Krog-Bar-306622892701547

Localizado em uma das ruas principais do centro velho de Estocolmo (Gamla Stan), esse restaurante é uma verdadeira experiência temática!

O clima é o de uma taberna viking, e não é só por causa decoração ou da música ao vivo, mas também dos mínimos detalhes como talheres e copos que remetem à época dos guerreiros nórdicos. A mesa é partilhada com desconhecidos e o atendimento é feito por funcionários vestidos à caráter que são também as estrelas da noite!

No menu, opções de pratos e bebidas tradicionais da Suécia, servidos em porções generosas! Há opções vegetarianas. Os preços não são os mais convidativos, mas considerando que Estocolmo é uma cidade cara para comer, não fica tão além de outros restaurantes da região.

Pode parecer um pouco pega-turista, mas garanto que não é! O lugar é bastante concorrido, e inclusive frequentado por suecos, então se quiser garantir seu lugar, reserve com antecedência através do site.

Endereço: Västerlånggatan 68

aifur.se

Cultur

Onde comer em Estocolmo - Cultur
Foto reprodução: culturbar.se

O Cultur Bar & Restaurant também fica no centro velho, mas tem uma pegada mais moderna. O espaço, super bem decorado é ideal para petiscar alguma coisa tanto no almoço quanto ao fim do dia.

Os valores dos pratos são mais em conta do que a média mas certamente é preciso pedir mais de um, pois funcionam mais como entradas ou tapas. Vale a pena também pedir os queijos e o pão caseiro, que vem fresquinho pois é fabricado lá mesmo!

Endereço: Österlånggatan 34

culturbar.se

Knut

Onde comer em Estocolmo - Knut, cozinha tradicional sueca
Foto reprodução: facebook.com/KnutRestaurang

Lugar ideal para experimentar a cozinha tradicional sueca! Aliás, nesse caso mais especificamente do Norte da Suécia, que é a especialidade do Knut.

O ambiente é muito aconchegante, tanto para sentar nas mesas e ver a vida passar através dos janelões quanto sentado no balcão para um jantar mais informal.

No cardápio figuram itens bem típicos de montanha, como carne de alce e de veado e acompanhamentos como cogumelos e lingonberries. Vale a pena guardar espaço para a sobremesa!

Endereço: Upplandsgatan 17

restaurangknut.se

Art

Onde comer em Estocolmo - Art, bar alternativo em Estocolmo
Foto reprodução: restaurangart.se

Esse restaurante/bar foi uma agradável surpresa apresentada por um sueco. O lugar é daqueles escondidos, sem fachada ou menu na porta, só vai mesmo quem conhece! A temática é toda artística, como o nome sugere. O ambiente de iluminação intimista tem uma mistura de clássico e moderno, onde grafites e neons se encaixam em uma atmosfera meio anos 20.

Da cozinha saem pequenos pratos feitos para partilhar. A sugestão da casa é que se peça em média de 3 a 4 pratos por pessoa, mas tudo depende do tamanho da fome. O legal desse conceito é poder provar um pouco de cada coisa. Cada receita tem um toque especial, um tempero, um grão, uma erva que faz toda diferença. Não teve absolutamente nada que experimentamos que não estivesse magnífico!

Endereço: Döbelnsgatan 45

restaurangart.se

Babylon

Onde comer em Estocolmo - Babylon, no bairro hipster de Estocolmo

Em Södermalm, a área mais hipster de Estocolmo, há várias opções de cafés, bares e restaurantes diferentes, muitos com propostas vegetarianas, veganas, orgânicas etc.

O legal do Babylon é que ele é despretencioso. Há quem vá só para uma refeição leve, para um drink ou dois e até os que levam o notebook para trabalhar. Embora esteja bem próximo de uma praça bem dinâmica, é um cantinho tranquilo (dependendo da hora do dia), com vista para o movimento através das suas paredes de vidro.

Uma ótima opção para um almoço com um preço mais amigável é o omelete, que dá direito a se servir à vontade do bow de salada da casa. A cerveja artesanal também é uma boa pedida!

Endereço: Bjorns Tradgard

Östermalms Saluhall

Onde comer em Estocolmo - Östermalms Saluhall, mercado em Estocolmo

Se é daquelas pessoas que quando viaja gosta de conhecer a culinária local do país, provavelmente vai adorar o Östermalms Saluhall. É na verdade um mercado com bancas de produtos como peixes, carnes, frutas e verduras, tudo muito fresco.

E se não tiver uma cozinha para poder inventar receitas com ingredientes suecos, pode matar a fome ali mesmo! Há algumas opções de restaurantes, bares e cafés, além de bancas onde você pode comprar pratos prontos para levar.

O mercado passou por uma reforma, por isso estava funcionando em um espaço temporário ao lado do original. A reabertura está prevista para Março de 2020.

Endereço: Östermalmstorg 114

ostermalmshallen.se

O Quero ir Lá agora é um parceiro Booking.com, então quando você faz sua reserva aqui, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso! 🙂 Aproveite para encontrar aqui seu hotel!



Booking.com