Luxemburgo em 2 dias

É em um pequeno pedaço de terra entre Bélgica, França e Alemanha que se encontra Luxemburgo.

O país tem grandes influências dos vizinhos, seja na língua, na cozinha ou na arquitetura. Há tanta mistura que acabamos descobrindo que na capital, também chamada Luxemburgo, moram mais extrangeiros do que locais! Achamos as pessoas bem simpáticas no geral.

Luxemburgo é o único grão-ducado ainda existente no mundo, isso significa que não há presidente mas sim grão-duque. Aliás, ele e sua esposa são celebridades, basta entrar em qualquer loja de souvenir para ver a foto dos dois estampada em imãs, camisetas, cartões postais e por aí vai. Mas apesar de parecer tudo muito “Real”, eles vivem em uma democracia parlamentar e não em uma monarquia.

Os idiomas oficiais são o alemão, o francês e o luxemburguês e a moeda corrente é o euro. É um lugar bastante caro, mas em compensação não há muitas atrações pagas. É só sair andando pela cidade que descobrirá lugares encantadores!

O jeito mais econômico de ir do aeroporto ao centro da cidade é através dos ônibus 16 ou 29, custa €2 e demora por volta de meia hora. Veja outras opções aqui.

Ficamos hospedados no Youth Hostel, que mesmo sendo a opção mais barata, ainda era caro! Ele não é bem no centro mas é simples de chegar a pé. Tem luzes, tomadas e armários para todas as camas e um café da manhã bem OK, recomendo.

Chegamos à noite e percebemos que as coisas fecham bem cedo. Como não encontramos algo realmente típico de Luxemburgo que valesse o investimento, partimos para o Maharaja, um restaurante indiano com uma comida gostosa e bom preço no menu.

Dia 1

No dia seguinte saímos meio sem rumo. Era Novembro e já estava bem frio! Do caminho que liga o hostel ao centro histórico se tem lindas vistas da parte baixa da cidade.

Nessa rota há a entrada para as Cassemates du Bock, que são percursos nos túneis dentro da muralha do século XIV que rodeia a cidade. Mas como fecha no inverno, não pudemos conhecer.

Cidade de Luxemburgo

Caminhamos até a Trois Tours, uma das 5 “portas-torre” da cidade que davam acesso ao interior da muralha medieval existente na época. O lugar já serviu de prisão, alojamento e até escritório. De lá seguimos para o centro histórico, onde encontramos a Passage du Palais, um cantinho bem medieval da cidade! O estilo arquitetônico está bem preservado e alguns detalhes dão uma ideia de como se vivia nesse período.

Luxemburgo medievalLuxemburgo medieval - Centro histórico

Descemos para caminhar na beira do Rio Alzette, na região chamada de Grund, onde fica a igreja St. Jean e a curiosa escultura da sereia Melusina, que de acordo com a lenda, vive hoje dentro do rio. Essa parte baixa da cidade é muito fofa, parece que estamos num cenário de filme antigo!

Paramos para um chocolate quente na charmosa Pâtisserie Viaduc, porque acredite, com aquele frio, qualquer oportunidade de entrar em um lugar quentinho é válida!

Escultura sereia Melusina em Luxemburgo

Continuamos sem rumo definido até chegar em outra das torres da muralha. Existem trilhas oficiais que a percorrem, elas estão sempre indicadas em placas, então se quiser fazer algo mais organizado, é possível.

De volta ao centro da cidade, passamos pelo ornamentado Palácio Grão-ducal, residência oficial do grão-duque, visitamos a Catedral de Notre-Dame e partimos para os mercados de Natal!

Eu amo Natal, e desde que fui a primeira vez em um desses mercados, na Bélgica, fiquei maravilhada! As decorações são sensacionais, as barraquinhas vendem produtos encantadores (e caríssimos) e as comidinhas de inverno são deliciosas! Pedimos uma raclette, batatas fritas ao estilo belga e vinho quente!

O mercado maiores estavam pelas praças principais como a Place de la Constituition, a Place d’Armes e a Guillaume II, mas tinham vários outros espalhados pela cidade.

Roteiro 2 dias em LuxemburgoO que fazer em LuxemburgoPalacio Grão-ducal LuxemburgoNatal em LuxemburgoMercado de Natal em LuxemburgoMercado de Natal em Luxemburgo

A noite caminhamos até a parte da cidade que fica depois da Ponte Adolphe, cartão postal de Luxemburgo! Pelo que percebemos é um lugar mais empresarial, os prédios eram todos lindos, mas não tinha muito o que fazer por lá.

Para a janta, pegamos a indicação de um lugar bem legal perto do hostel. O Les Rives de Clausen é uma área meio moderninha-industrial com vários bares e restaurantes. Escolhemos o Maybe Not Bob’s, meio ao estilo Outback, que serve burguers e pratos.

Tínhamos passado por um lugar no centro chamado Café des Artistes que parecia ser legal, um piano-bar bem intimista. Acabamos não indo, mas fica a dica!

O que fazer a noite em Luxemburgo?

Dia 2

No dia seguinte fomos direto à parte baixa da cidade para passear pelo Vallé de la Petrousse, um delicioso caminho verde beirando o rio e de onde se pode ver a famosa ponte de outro ângulo. Percebemos que é um pedaço bem local, onde o luxemburgueses vão para passear com os cachorros e crianças.

Por fim demos mais uma voltinha na cidade, parando em um Irish Pub (pra matar um pouquinho a saudade da Irlanda) e em uma das fantásticas e deliciosas lojas de chocolate belga! E pra terminar a viagem do jeito mais perfeito, caíram sobre nós alguns floquinhos de neve!

Vallé de la Petrousse em LuxemburgoChocolates em Luxemburgo

Luxemburgo foi uma surpresa boa! Vale bem a pena passar pelo menos um dia por lá se estiver em países próximos ou conseguir uma promoção de passagem low-coast!

O Quero ir Lá agora é um parceiro Booking.com, então quando você faz sua reserva aqui, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso! 🙂 Aproveite para encontrar seu hotel!