Brasília, nossa capital é mais interessante do que parece

CongressoNacional

Até conhecer Brasília não tinha muitas expectativas, mas como o namorado sempre quis conhecer a cidade, resolvi dar um presente diferente no natal, comprei nossas passagens!

Fomos em um fim de semana e achei suficiente para conhecer o básico da nossa árida capital. É mais fácil se tiver um carro pois definitivamente não é uma cidade para pedestres! Prepare-se, você vai depender muito de um GPS pois é extremamente difícil se localizar em ruas com nomes como W3, QL-10, L2, e ainda dividir tudo isso em asa norte e asa sul… É verdade que 90% da parte turística de Brasília fica em uma única avenida, mas fora isso, o resto é bem confuso.

Chegamos na sexta já de noite e pegamos a referência de uma rua com bares e restaurantes, mas nos perdemos tanto que no fim nem sei se caímos na rua certa rs, o fato é que encontramos um lugar incrível chamado Respeitável Burger. O ambiente é todo inspirado em elementos circenses e a comida é uma delícia, recomendo muito!

Depois fomos dar uma olhada na cidade a noite, além de linda, com todos os prédios e monumentos iluminados, é uma ótima hora para fotos pois a cidade fica quase vazia.

brasilia

OsQuatroEvangelistas

IMG_9551

No dia seguinte, procurando uma padaria qualquer, caímos sem querer na Daniel Briand Pâtissier. Meu lado econômico quis procurar outro lugar mas não resisti ao aconchego das mesinhas no jardim e principalmente, ao croissant! Acho que vale a pena para um café da manhã especial.

Começamos nosso roteiro por Brasília no Santuário Don Bosco, que por fora é apenas um caixote de concreto sem grandes atrativos, mas ao entrar, é fascinante! Forrado do chão ao teto por vitrais em tons de azul e roxo dando uma impressão de estar dentro de um céu estrelado. E para completar, um enorme lustre de vidro (que você pode pagar para ver aceso ou voltar após as 18h).

SantuárioDonBosco

santuariodonbosco

Saindo de lá, seguimos para a Catedral Metropolitana de Brasília. A catedral, desenhada por Niemeyer é incrível por fora, rodeada por um espelho d’água, pelos sinos espanhóis e pelo conjunto de esculturas “Os quatro evangelistas”, e por dentro, com os vitrais azuis e verdes de Marianne Peretti dando a sensação de ondas d’água refletindo no interior todo branco.

Anjos pendurados no centro, quadros e esculturas (inclusive uma réplica de Pietá micromilimetricamente igual a original, abençoada pelo papa João Paulo II) completam o conjunto.

CatedralMetropolitanadeBrasília

catedral

Demos uma rápida olhada por fora no Museu Nacional e na Biblioteca Nacional e seguimos pela Esplanada dos Ministérios até chegar a Praça dos Três Poderes. É lá que se concentram, entre outras coisas, o Supremo Tribunal Federal, o Palácio do Planalto e claro, o Congresso Nacional. Além disso várias esculturas como a simpática “Os Candangos” e por fim, o Panteão da Pátria, que é bastante rico ao contar a história política do nosso país.

IMG_9636

Praçados3Poderes

Seguimos para uma visita guiada no Congresso Nacional. Achei que seria um pouco cansativo mas foi bem interessante, até para entender melhor como as coisas funcionam por lá. O prédio é todo decorado com obras de Athos Bulcão e Marianne Peretti (aliás, esses dois + Niermeyer e Lúcio Costa são responsáveis por quase tudo que há em Brasília) e passa por alguns lugares bem interessantes como os plenário da câmara e do senado, onde adorei saber da curiosidade que os desenhos sob o carpete são feitos pelo faxineiro com o aspirador de pó. Que artista!

congressonacional

Fomos até a Torre de TV, de onde se tem a vista panorâmica da cidade, mas estava em reforma, de qualquer forma tem uma simpática feirinha ao seu redor, bom lugar para comer alguma coisa rápida e barata.

Para terminar o primeiro dia em Brasília, fomos curtir o visual do  Lago Paranoá no Bar do Alemão, uma delícia!

No dia seguinte, depois de muito rodar atrás de uma padaria (todas fechadas aos domingos!), seguimos pelo Eixo Monumental em direção ao Memorial Juscelino  Kubitschek. O plano era entrar mas achamos que por R$10,00 não compensaria (Já que a maioria das coisas é de graça).

Em seguida fomos para um ponto não muito turístico, o Parque Burle Marx com sua Praça dos Cristais. É interessante, mas dispensável se o tempo estiver curto. O próximo ponto foi o Parque da Cidade, e honestamente, nem perca seu tempo!

MemorialJK

PraçadosCristais

Terminamos a viagem no lugar mais agradável de Brasília, o Pontão do Lago Sul. É como um clube, com alguns restaurantes, bares e um agradável caminho verde para ficar admirando a Ponte JK e uma incrível lua cheia ao anoitecer (com um chopp IPA da cervejaria Devassa fica ainda melhor!).

PontãodoLagoSul

PontãodoLagoSul

Algumas informações úteis:

Santuário Don Bosco: SEPS 702 Bl. B s/n° – Asa Sul | Grátis

Catedral Metropolitana de Brasília: Esplanada dos Ministérios – Lote 12 | Grátis

Visita ao Congresso Nacional: Diariamente, das 9:30 às 17:00 com saídas guiadas a cada 30 minutos | Grátis

Panteão da Pátria: Praça dos Três Poderes | De terça à domingo, das 09:00 às 18:00 | Grátis

Memorial Juscelino  Kubitschek: Eixo Monumental – Lado Oeste, Praça do Cruzeiro | De terça à domingo, das 09:00 às 18:00 | R$10,00

Informações de Março de 2014

O Quero ir Lá agora é um parceiro Booking.com, então quando você faz sua reserva aqui, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso! 🙂 Aproveite para encontrar aqui seu hotel!


Booking.com

4 thoughts on “Brasília, nossa capital é mais interessante do que parece

    1. Oi Débora, que bom que está gostando! =)

      Pois é, eu também nunca achei que fosse valer a pena, mas agora mudei meu discurso rs! 😉

  1. Muito bom Mari, a gente lê sem ficar entediado, é um texto gostoso e tranquilo!
    Parabéns!
    E tem outra coisa boa, quando preenchemos o email e site, a primeira letra já vem minúscula !!!

Comments are closed.