Bélgica de Norte a Sul – Parte II, Abadia de Orval, Durbuy e Dinant

Depois de ter passado dois dias em Bruxelas (leia aqui), partimos rumo às cidades do sul da Bélgica. Uma dica importante é planejar bem o roteiro se for no inverno, pois por volta das 17h já começa a anoitecer e nas cidades menores as coisas fecham cedo.

Alugamos o carro no aeroporto e bateu um medinho de pegar a estrada com neve, mas para nosso alívio e encanto, a pista estava só molhada, enquanto toda a paisagem ao redor coberta de neve! Foi a coisa mais linda!

Vou encher de fotos aqui porque não dá nem pra explicar direito com palavras.

Roteiro Bélgica no inverno

Dia 3: Abadia de Orval e Durbuy

A primeira parada foi na Abbey Notre Dame d’Orval, um monastério onde é produzida a cerveja trapista Orval. O ingresso custa € 6 e dá direito a visitar as ruínas da antiga abadia; um pequeno espaço contando um pouco da história e de como é a fabricação da cerveja; a horta, onde são cultivadas plantas aromáticas e medicinais e um espaço recriando a “farmácia” do século XVIII.

Há também a loja onde são vendidos livros religiosos, lembrancinhas e os artigos produzidos ali, como queijos feitos com cerveja (frustração da viagem foi não ter experimentado isso!) e claro, a própria Orval, vendida apenas em caixas com 12 garrafas.

Como os restaurantes ali por perto não estavam abertos fomos até a cidadezinha de Florenville pra almoçar e tomar a Orval, é claro!

Abadia de Orval na BélgicaAbadia de Orval, cerveja trapista na BélgicaCerveja belga trapista, Orval e Chimay

Sobre cervejas trapistas, elas são tão raras e diferenciadas pois são aquelas produzidas por/sob a supervisão de monges da ordem trapista. Atualmente apenas 11 mosteiros tem o selo de autenticidade para produção desse tipo de cerveja, sendo que seis deles ficam na Bélgica, então pensa o quanto de cerveja trapista que a gente experimentou nessa viagem! 🙂

A Paula do Beer People me deu ótimas sugestões para esse roteiro, super indico o canal se você também curte cerveja! Aqui o episódio sobre a Abadia de Orval:

Seguimos para Durbuy, que se auto-intitula a menor cidade do mundo. Já me apaixonei nos primeiros segundos ali, sendo recebida por um pôr-do-sol maravilhoso! Estacionamos o carro próximo ao Parc des Topiaires, que aliás é uma das atrações pra quem curte topiaria (podar plantas com formatos diversos) e seguimos para o centro.

A cidade é realmente pequena, o Castelo de Durbuy é seu cartão postal assim como uma imensa formação rochosa perto do rio.

Roteiro Bélgica - DurbuyRoteiro Bélgica - DurbuyDicas da Bélgica - Durbuy

O lugar estava razoavelmente cheio por causa do mercado de natal, tudo muito mágico! A melhor coisa pra fazer na cidade é simplesmente andar pelas ruazinhas de paralelepípedo, observar as casas, as lojinhas… você vai ficar em dúvida se está mesmo no presente.

Apesar do frio, escolhemos parar para uma cerveja no Le 7 by Juliette, um bar meio ao ar livre (calma, eles tem aquecedor e oferecem cobertores), bem agradável.

Bélgica no inverno - DurbuyCidades da Bélgica - Durbuy




Dia 4: Dinant e Bruges

Passamos a noite em um Airbnb próximo ao centro de Durbuy e no dia seguinte partimos para uma passadinha rápida em Dinant. A cidade é famosa por ter sido berço de Adolphe Sax, criador do saxofone. Além de um pequeno museu contando um pouco sua história, várias esculturas do instrumentos estão espalhadas pela cidade, em especial na Pont Charles de Gaulle. 

Na verdade um dos motivos de escolher passar por lá foi justamente esse, já que meu pai é saxofonista! Como estava pertinho, achei legal poder mostrar pra ele um pouco dessa história.

La Maison de Monsieur Sax, casa de Adolph Sax, criador do Saxofone em Dinant, BélgicaRoteiro Bélgica - Dinant

Sem dúvida a vista mais incrível é a da Notre Dame Collegiate, à beira do rio Meuse e aos pés da rocha onde fica a Citadelle. A igreja tem um fascinante vitral e não cobra entrada. A Citadelle é uma fortaleza visitável de onde se tem uma vista panorâmica da cidade e informações sobre os ataques que Dinant sofreu com as guerras. Não fizemos esse passeio por falta de tempo mas é um dos programas bem recomendados por lá.

Outra especialidade da cidade são os biscoitos couques, que apesar de serem lindos, minuciosamente decorados, deixaram a desejar no sabor… mas enfim, gosto é pessoal né? A Pâtisserie Jacobs, de 1860, é uma das pioneiras na fabricação do quitute.

Cidades da Bélgica - DinantO que fazer em Dinant: Igreja e biscoitos

Ah, é lá também que fica a Maison Leffe, um museu sobre essa cerveja sensacional que teve origem na região de Dinant.

O próximo destino do dia foi Brugesclique aqui para continuar lendo!

*Informações de Fevereiro/2016

O Quero ir Lá agora é um parceiro Booking.com, então quando você faz sua reserva aqui, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso! 🙂 Aproveite para encontrar aqui seu hotel!



Booking.com