O que conhecer no Algarve

Unindo praias paradisíacas e cidades históricas cheias de charme, o Algarve é uma das regiões preferidas de turistas e portugueses nas férias de Verão!

O clima no Algarve é ameno e sem muitas chuvas o ano todo, mas a vida acontece mesmo durante o Verão (21 de Junho a 23 de Setembro), quando os dias são mais quentes e longos. Apesar de essa ser a época ideal para pegar praia, é também quando tudo fica mais lotado e os preços sobem.

Nos meses de inverno o movimento cai bastante, muitos restaurantes, hotéis e atrações reduzem seu horário de funcionamento ou nem chegam a abrir.

Seja qual for a época do ano escolhida saiba que entrar no mar requer um pouco de coragem, pois para os padrões brasileiros, a água é gelada o ano todo!

A viagem de Lisboa ao Algarve dura em média 2h30 por estradas boas porém com muitos pedágios (conte gastar pouco mais de 20€). Há também a opção de viajar de trem (comboio), consulte aqui os horários e valores.

Animou? Então veja aqui uma lista de lugares para conhecer no Algarve!

8 Praias incríveis a até 2 horas de Lisboa

Costa Vicentina: Porto Covo e Vila Nova de Milfontes

Fortaleza de Sagres

Fortaleza de Sagres, Algarve - Portugal

Na ponta Sul da cenográfica Costa Vicentina fica a cidade de Sagres, famosa por sua histórica Fortaleza situada na rota de navegação entre o Mar Mediterrâneo e o Oceano Atlântico.

Hoje a Fortaleza de Sagres já não tem mais função militar, mas recebe turistas para conhecer um pouco da história do lugar e principalmente, apreciar a vista privilegiada sobre os penhascos.

O monumento abre diariamente às 09:30 e fecha às 20:00 no Verão e às 17:30 no Inverno. A entrada custa 3€ e animais de estimação são permitidos. Mais informações aqui.

Ponta da Piedade

Ponta da Piedade, Algarve - Portugal

Situado em Lagos, a Ponta da Piedade é um dos lugares mais lindos do Algarve! O conjunto de rochas, falésias e grutas esculpidos pela natureza são marca registrada da região e atraem todo tipo de visitantes.

Há um estacionamento próximo ao Farol onde se pode deixar o carro e depois seguir a pé pelas falésias ou pela escadaria que leva à praia. Também é possível fazer a visita pelo mar, através dos passeios de barco ou aluguel de caiaques.

Praia Dona Ana

Também em Lagos, a Praia Dona Ana é uma das mais procuradas no verão! Na parte alta há um miradouro de onde se pode enxergar os dois lados da praia (que são igualmente lindos) e a escadaria que leva até a areia. A praia é extensa e tem um bar de apoio. Animais de estimação não são permitidos no verão.

A Boneca (Algar Seco)

A Boneca Bar, Algarve - Portugal

Chegar no A Boneca é como estar indo a um bar em algum planeta inventado da saga Star Wars, meio surreal! Isso porque o restaurante-bar fica no meio das rochas do Algar Seco, um conjunto natural moldado pelo vento e pelas águas das piscinas naturais que se formam ali.

O destaque do lugar é uma pequena gruta com duas “janelas” abertas para o mar, simplesmente fantástico! No menu petiscos e pratos que não são tão baratos mas valem pelo fator U-A-U!

O restaurante tem um salão mas a graça mesmo é ficar na esplanada, olhando o mar de encontro às pedras. O lugar é de fácil acesso e tem estacionamento bem próximo para quem vai de carro. Também é possível ir caminhando pelas trilhas que passam pelas Praias de Carvoeiro ou Vale de Centeanes.

Praia de Vale Centeanes

Praia do Vale de Centeanes

A Praia de Vale Centeanes é uma boa opção para quem busca um lado mais tranquilo do Algarve. O cenário aconchegante é composto por uma curta faixa de areia cercada por enormes falésias, sobre as quais há uma trilha com vistas espetaculares!

Para quem quer conhecer as famosas grutas, há passeios de barco que duram em média uma hora e passam por cartões postais como o Algar de Benagil e a Praia da Marinha. Veja mais informações aqui.

Quem prefere curtir a paisagem com um copo na mão estará bem servido n´O Stop, com esplanada pé na areia e salão com vista para o mar.

Algar de Benagil

Algar de Benagil, Algarve - Portugal

Uma das imagens mais famosas do Algarve, o Algar de Benagil é uma fantástica formação rochosa que faz parte do conjunto de grutas daquela região. O que o torna tão peculiar é o fato de ter uma cavidade no topo, fazendo com que um feixe de luz ilumine a pequena praia que se forma dentro da rocha.

É possível vê-la de cima, através das trilhas que margeiam a costa, mas o acesso é feito somente pelo mar. A opção mais cômoda (e também mais cara) é fazer um passeio de barco, que sai de diversas praias próximas e tem diferentes rotas e durações. Outras opções são alugar um caiaque na Praia de Benagil ou simplesmente ir nadando, caso se sinta preparado. O acesso à gruta depende sempre da maré e das condições do mar, caso esteja muito instável não é possível fazer a visita por motivos de segurança.

Praia da Marinha

Praia da Marinha, Algarve - Portugal

A Praia da Marinha é mais um cartão postal algarvio, e tem uma beleza tão cenográfica que já entrou até na lista de praias mais bonitas do mundo do Guia Michelin!

Com toda essa fama é natural que seja uma das mais procuradas por quem visita o Algarve. Protegida pelas falésias, a praia de águas transparentes consegue manter sua natureza intacta apesar do turismo massivo.

A Praia da Marinha é também ponto de partida para o Percurso dos Sete Vale Suspensos, uma trilha com paisagens deslumbrantes na região de Lagoa que termina na Praia de Vale Centeanes.

Faro

Faro é uma cidadezinha charmosa e pacata que tem seu centro histórico concentrado dentro de uma zona amuralhada. Entre as construções históricas importantes está a Sé Catedral de Faro e o Arco da Vila, uma das entradas da muralha. Pelas ruas muitos cafés e restaurantes com boas opções de comida portuguesa!

Para quem viaja ao Sul de Portugal de avião, Faro é o destino de entrada, já que o aeroporto que serve o Algarve fica na cidade.

Silves

Silves, Algarve - Portugal

Quando se fala em Algarve, o que vem à cabeça são sempre praias paradisíacas, certo? Mas a região também tem muitas cidades históricas, como Silves.

Silves passou pelo domínio do Império Romano e foi por muito tempo governada pelos muçulmanos, sendo a capital do Algarve neste período. Por causa de sua história, a cidade recebe anualmente uma feira medieval com recriações deste período.

A maior atração é o Castelo de Silves, que foi construído há mais de mil anos! A Igreja da Sé, bem ao lado, também é um monumento importante. O centro da cidade é pequeno mas bastante acolhedor, com vários cafés, restaurantes e lojas.

Marina de Vilamoura

A Marina de Vilamoura é a maior de Portugal, mas seu público vai muito além dos abastados donos de barcos. O lugar atrai muitos turistas que passam férias no Algarve por sua enorme diversidade de bares e restaurantes espalhados ao longo do calçadão.

A região também é bastante conhecida por seus resorts e alojamentos de luxo e pelos campos de golfe.

Próximo à Marina de Vilamoura fica a freguesia de Quarteira, que também conta com muitas opções de hospedagem e um diverso pólo gastronômico no extenso calçadão que margeia as praias.

Albufeira

Para quem quer curtir a noite algarvia, Albufeira é o destino certo! Embora tenha uma praia de areia branquinha e água cristalina, a cidade é mais procurada pela animação dos bares e baladas quando a noite chega.

Andar por suas ruas é ser bombardeado por letreiros luminosos e uma miscelânea de músicas que se sobrepõe tentando atrair os vários grupos de despedidas de solteiro para dentro dos pubs e clubs.

E falando em pubs, eles são um fenômeno na região! Tanto os ingleses como os irlandeses estão não só espalhados por Albufeira, mas por todo o Algarve. O ambiente costuma ser bastante característico, mas a diversidade de cervejas on tap deixa um pouco a desejar.

O Quero ir Lá agora é um parceiro Booking.com, então quando você faz sua reserva aqui, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso! 🙂 Aproveite para encontrar aqui seu hotel!



Booking.com