Escapadas de Lisboa – Cabo Espichel

Uma daquelas deliciosas surpresas ainda pouco conhecidas perto de Lisboa, o Cabo Espichel é um ótimo destino para um bate-volta diferente à partir da capital portuguesa.

Para quem curte caminhada e natureza, as vistas incríveis e uma trilha com pegadas de dinossauro são bons motivos para a visita. Já os que preferem destinos históricos, o Santuário do Cabo Espichel é parada obrigatória! E por que não unir tudo isso com um dia pelas praias de Sesimbra?

Farol do Cabo Espichel, Sesimbra, Lisboa

Como chegar ao Cabo Espichel?

O Cabo Espichel fica na freguesia de Castelo, em Sesimbra, Península de Setúbal. É banhado pelo oceano atlântico e faz parte do Parque Natural da Arrábida.

A melhor maneira de chegar é de carro. Se estiver mais no centro de Lisboa, atravesse para a margem sul pela ponte 25 de Abril e siga pela A2 em direção à Sesimbra. Outra opção é atravessar pela ponte Vasco da Gama e seguir pela A33. O trajeto dura em torno de 1 hora, dependendo do ponto de partida.

Dá para chegar ao Cabo Espichel de transporte público, mas não é a opção mais fácil nem a mais rápida. É preciso pegar o autocarro 207 (Praça de Espanha – Sesimbra) até Sesimbra e depois o 201 (Sesimbra – Cabo Espichel). Para mais informações consulte o site da TST.

O que fazer no Cabo Espichel?

Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel

A primeira coisa que se vê ao chegar é o Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel, também conhecido como Santuário de Nossa Senhora da Pedra Mua. O lugar é na verdade um conjunto arquitetônico construído nos penhascos sobre o mar, onde supostamente foi encontrada uma imagem de Nossa Senhora do Cabo no ano de 1410.

A Ermida da Memória foi o primeiro elemento a ser erguido, para receber a imagem da santa. Mais tarde, devido ao número cada vez maior de peregrinos que chegavam para cultuá-la, foram então construídas a Casa da Água, que abastecia o local através de um aqueduto, a Casa da Ópera, a Igreja de Nossa Senhora do Cabo e dois corredores de hospedarias para receber os romeiros.

Hoje muita coisa já está em ruínas ou deteriorada, mas estão previstas obras de recuperação. Vale a pena visitar o interior da igreja que tem um fantástico teto trabalhado em perspectiva (a entrada é grátis e não são permitidas fotos).

É lá também que fica a única cafeteria nas proximidades, então se precisar de comida, água e banheiro antes de continuar a caminhada, esse é o lugar!

Santuário de Nossa Senhora da Pedra Mua - Cabo Espichel, Sesimbra, Portugal

Farol do Cabo Espichel

À esquerda do santuário fica o Farol do Cabo Espichel, um dos mais antigos de Portugal, construído em 1790.

É verdade que ele não tem a fama do Farol do Cabo da Roca, em Sintra, mas ambos foram construídos pelo mesmo motivo. Há alguns séculos, Portugal não tinha um sistema de iluminação que pudesse guiar as navegações que se aproximavam, e por isso foi apelidada de “costa negra”. Para resolver esse problema, Marquês de Pombal assinou em 1758 um alvará para a construção de uma rede com seis faróis no litoral português, entre eles o do Cabo da Roca e o do Cabo Espichel.

É possível visitá-lo gratuitamente mas somente nas tardes de quarta-feira.

Não há uma trilha oficial, mas a caminhada pelas encostas à esquerda do farol rende boas vistas e a tranquilidade de ouvir somente o barulho do mar e dos pássaros.

Farol do Cabo Espichel, Sesimbra, Lisboa
Cabo Espichel, Sesimbra, Portugal

Monumento Natural da Pedra da Mua

À direita do complexo do santuário fica a placa que marca o início da trilha para o Monumento Natural da Pedra da Mua. Acabamos não encarando porque já era fim de tarde, mas definitivamente voltaremos para seguir as pegadas de dinossauro e outros pontos de interesse que integram a maravilhosa Baía dos Lagosteiros.

Cabo Espichel, Sesimbra, Portugal

Cabo Espichel + Praias

Dependendo do que for conhecer no Cabo Espichel, dá tempo de combinar a visita com um dia de praia. E a região de Sesimbra está recheada delas, uma mais linda que a outra!

Vou deixar aqui a sugestão de uma que fica pertinho do Cabo Espichel, a Praia das Bicas. Ela é aconchegante e bem espaçosa, mas não aceita animais. A vista de cima também é linda, o cantinho perfeito para terminar o dia com um belo pôr-do-sol!

Caso queira se hospedar por lá, a uma curtíssima distância fica o parque de campismo Campimeco.

8 Praias incríveis a até duas horas de Lisboa

Praia do Ribeiro do Cavalo, o paraíso é logo ali!

Escapadas de Lisboa – Sesimbra

Praia das Bicas - Portugal

O Quero ir Lá agora é um parceiro Booking.com, então quando você faz sua reserva aqui, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso! 🙂 Aproveite para encontrar aqui seu hotel!



Booking.com