Entre tapas e cañas, um fim de semana em Madri

Chegamos em Madri já de noite, depois de ter passado o dia na charmosa vizinha Toledo. A primeira impressão foi das melhores! Tínhamos que enrolar até o horário combinado para buscar as chaves do Airbnb e, como estávamos na região de Lavapiés, repleta de bares, a escolha foi óbvia. Apesar do frio de dezembro, sentamos em uma mesa na calçada, e com uma taça de vinho na mão, começamos absorver os ares madrilenhos.

Mercado de Natal na Plaza Mayor, Madri
Plaza Mayor

O apartamento reservado era literalmente na Plaza Mayor, uma das praças centrais da cidade, onde nessa época do ano rola um mercado de Natal.

Mas (quase) toda viagem tem seu momento perrengue, né? Depois de muitos anos usando o Airbnb de todas as formas possíveis, tivemos pela primeira vez um enorme problema com o anfitrião e nos vimos tendo que encontrar uma nova hospedagem (que aceitasse animais) já perto da meia noite! Missão quase impossível, mas que no fim nos tirou de um lugar entupido de turistas para uma área bem mais local e simpática. Há males que vem para o bem!

30€ de desconto na sua primeira hospedagem Airbnb!

Dia 1 – La Latina, Museu do Prado, Puerta del Sol e Gran Vía

Madri é bem servida de transporte público, especialmente o metrô, mas acabamos fazendo tudo a pé pois as distâncias não são longas e as ruas e avenidas são agradáveis para caminhar.

Estamos em uma vibe de viagem mais despretenciosa, sem a corrida aos pontos turísticos, estátuas e museus que fazíamos quando, inexperientes, começamos a viajar. Então, na manhã seguinte saímos sem pressa para tomar café da manhã e andar um pouco pelo bairro.

A região de La Latina é super agradável, cheia de bares, restaurantes, livrarias, lojas descoladas e arte de rua. Um ponto positivo (da Espanha em geral) para quem viaja com cachorro é que muitos lugares são pet friendly. Às vezes não está explícito, mas eles costumam ser bem receptivos nesse sentido.

Roteiro de um fim de semana em Madri, Espanha
Cenas de Madri

Sevilha, a apaixonante capital da Andaluzia

3 dias em Barcelona, um roteiro com o imperdível da cidade

Seguimos pelo lindo Paseo del Prado até o Museo del Prado, que eu estava muito empolgada para conhecer! Além dele, uma boa opção para que gosta de arte é o Reina Sofia, que tem como destaque a Guernica, de Picasso. Já é motivo para voltar!

O Museu do Prado é um dos mais mais famosos, não só na Espanha mas em toda a Europa! O acervo inclui obras de artistas espanhóis importantes como Velasquez e Goya e outros mundialmente famosos como Rubens, el Greco e Hieronymus Bosch. O museu é incrível, mas é muito grande, então é bom ter em mente as peças que quer conhecer e traçar um roteiro para que não fique cansativo. A entrada custa 15€, mas há horários gratuitos. Fotos não são permitidas.

Saindo de lá caminhamos em direção ao centro e passamos pelo maravilhoso prédio da central dos Correios, o Palacio de Cibeles.

Entre tapas (petiscos) e canãs (cervejas) – o que de melhor há para fazer na Espanha -, chegamos à Puerta del Sol, uma praça que estava tão abarrotada de gente para ver a árvore e as decorações de Natal, que ficamos só o tempo de conhecer a estátua que se tornou símbolo da cidade, El Oso Y El Madroño.

Paseo del Prado, Madri
Paseo del Prado
Palacio de Cibeles, Madri, Espanha
Palacio de Cibeles
Estátua El Oso Y El Madroño na Puerta del Sol em Madri
Puerta del Sol

Seguimos até a Gran Vía, que estava igualmente lotada! É a avenida mais famosa de Madri, preenchida por lojas, restaurantes, cinemas e muitos turistas! Uma das únicas coisas que me atraiu ali foi o Mercadillo del Gato, um coletivo de marcas independentes de roupas, acessórios e decoração, que contrasta com as inúmeras lojas de rede e fast fashion na avenida. Pelo que entendi funciona em um conceito meio pop up, então pode não estar sempre no mesmo lugar, mas o prédio em que estava naquele dia era deslumbrante por dentro! No site deles há mais informações.

Terminamos a noite no Café Pavón, o bar do Teatro Kamikaze. O espaço parece que parou no tempo, com móveis e decorações vintage que convidam madrilenhos e gringos a conviver animadamente enquanto bebem e petiscam generosas tapas! Virou meu bar favorito em Madri!

Dia 2 – Parque del Retiro, Estação Atocha e Mercado de San Miguel

No dia seguinte fomos a um dos lugares mais gostosos da cidade, o Parque del Retiro! Um espaço grande, super verde e bem cuidado! Tem o lado mais movimentado e barulhento, próximo ao lago e à linda estrutura do Palácio de Cristal, e tem cantinhos mais tranquilos, perfeitos para passar o dia lendo um livro ou para os mais esportistas, colocar a corrida em dia. A entrada é gratuita.

Como estávamos ali perto, fomos conferir a Estação de trem Atocha, que tem uma linda fachada e um interior bem diferente, com plantas variadas simulando uma pequena floresta interior.

Parque del Retiro em Madri
Parque del Retiro
Estación de Atocha em Madri
Estación de Atocha

Depois andamos um pouco sem rumo até encontrar um simpático bar de esquina chamado Donde da la volta el viento, adorei o nome! Recomendo por dois motivos, o primeiro é o croquete de cogumelos, que era divino, e o segundo a simpatia do dono, que inclusive deixou o Banoffe (e outros cães) ficarem lá dentro por causa do frio. É um lugar super simples, fora do centro turístico, frequentado por locais, nada de mais – tudo que gostamos!

Quem curte arte de rua tem um motivo a mais para passar por ali, a Calle de Miguel Servet é uma galeria de grafite a céu aberto cheia de painéis incríveis!

Atravessamos o Rio Manzanares na altura do Palácio Real mas não teve nada que nos chamou a atenção nesse trecho.

Um dos lugares super famosos para tapear em Madri é o Mercado San Miguel, uma estrutura linda de ferro e vidro com stands que servem iguarias da gastronomia espanhola. A comida é bem gostosa e dá vontade de provar tudo, mas os preços salgados e o espaço apertado não são tão convidativos. Como alternativa, há alguns outros mercados menores como o de San Ildefonso, o de San Fernando e o de Cebada.

Grafites na Calle de Miguel Servet em Madri
Grafites na Calle de Miguel Servet
Onde comer tapas em Madri? Mercado de San Miguel
Mercado de San Miguel

Dia 3 – Mercado El Rastro

No último dia fomos conhecer o El Rastro, um mercado de rua que acontece todos os domingos no bairro de La Latina, mais precisamente na Calle de la Ribera de Curtidores e arredores. Dá para encontrar um pouco de tudo, roupas novas e usadas, artesanato, livros, decorações etc. O clima é bem gostoso, com músicos de rua se apresentando e outros artistas peculiares como uma poeta que escreve versos personalizados em sua máquina de escrever.

Como em todos os lugares com muitos turistas na Europa, é preciso ter muita atenção com batedores de carteira nessa região!

E assim nos despedimos de Madri e pegamos a estrada de volta para Lisboa com mais uma cidade na Espanha que ganhou nosso coração!

Mercado El Rastro em Madri, Espanha
Mercado El Rastro

Para quem quiser fazer um roteiro parecido, fica aqui o resumo do nosso fim de semana em Madri:

Dia 1

• Bairro de La Latina
  • Museu do Prado
  • Palacio de Cibele
  • Puerta del Sol
  • Gran Vía
  • Café Pavón

Dia 2

• Parque del Retiro
  • Estação de Atocha
  • Donde da la vuelta el viento
  • Mercado de San Miguel

Dia 3