Roteiro Veneza – 2 dias

Veneza é uma cidade encantadora, tão visualmente diferentes de tudo que estamos habituados! Se um dia ela sumir do mapa (o que provavelmente vai acontecer), sou feliz por ter conhecido!

As viagem foi em Maio de 2012, parte de um roteiro de trem pela Itália. Então pode ser que algumas informações e valores estejam desatualizados.

Roteiro Veneza – Dia 1

Ao desembarcar na estação de trem procuramos o centro de informações turísticas pra pegar um mapinha e descobrir como chegar na pousada. Só que em Veneza, isso não é uma tarefa assim tão simples!

Primeiro decidimos comprar um passe de 72 horas para o Vaporetto (que são os barquinhos que fazem o transporte pelo Canal Grande), descemos próximo à Piazza San Marco, que é o pólo mais turístico, e de lá seria apenas seguir o mapa em direção à pousada. Mas foi como uma corrida de obstáculos, nós e as malas contra a imensa multidão e as pontes com escadas. Após superar essa fase, chegou a hora de descobrir em quais microruelas deveríamos entrar para chegar à nossa microruela. Nos perdemos um pouco, mas chegamos!

Rua/Canal da pousada

Era uma pequena ruazinha com um canal, gôndolas estacionadas, janelas abertas com floreiras, roupas penduradas pra fora dos prédios… era o que eu esperava! Pesamos muitas coisas para escolher onde ficar, pois foi uma das cidades mais caras nesse sentido, mas decidimos ficar dentro da ilha para aproveitar ao máximo, já que seriam apenas 2 dias.

Ficamos no Albergo Locanda Silva, bem simples, café da manhã incluso, internet paga e banheiro compartilhado. Em compensação, de tempos em tempos passava um gondoleiro cantando… Volaaaare! ❤

Largamos as malas e fomos fazer o reconhecimento de área, voltamos à Piazza San Marco, uma grande praça rodeada por construções incríveis, com lustres cor-de-rosa, muitos pombos (e pessoas tirando fotos com eles) e restaurantes absurdamente caros.

Obs. viajar para aItália é ampliar (no meu caso, quase que iniciar) o conhecimento de símbolos religiosos, descobri que São Marcos é sempre representado pelo leão e por ser o padroeiro da cidade, o animal ilustra a bandeira de Veneza.

Começamos pela Basílica di San Marco e é tanto ouro dentro daquele lugar que chega a doer os olhos, o teto é inteiro coberto de mosaicos feitos de ouro e pedrarias, infelizmente não era permitido fotografar (apesar de não haver muito respeito por essa regra por lá). Em seguida vinha a Torre dell’Orologio, onde há um relógio que mostra as horas em algarismos romanos, as estações do ano, as fases da lua e os signos do zodíaco!

Não subimos na Campanile di San Marco pois estava uma fila imensa e perderíamos muito tempo, mas imagino a  incrível  vista panorâmica que deve ter da cidade.

tetos

De lá partimos meio sem rumo pelas ruazinhas e canais. Particularmente, acho essa a parte mais interessante das viagens, é assim que descobrimos os cantinhos mais verdadeiros da cidade. Não paramos para almoçar, passamos em uma “padaria” e comemos um delicioso pãozinho recheado com tomate e queijo, hummm!

Voltamos outra vez para a Piazza San Marco, agora para visitar o Palazzo Ducale, uma construção maravilhosa por dentro e por fora, escadarias, tetos ornamentados e salas com imensos quadros (e lindas vistas das janelas). Em um determinado ponto da visita passamos por dentro da Ponte dei Sospiri, a famosa ponte onde, diz a lenda, os prisioneiros davam suspiros ao olharem a cidade através das pequenas janelas pela última vez.

Depois de um jantar-furada, fomos dar uma volta e passamos mais uma vez pela Piazza San Marco, a noite ela fica ainda mais linda, toda iluminada! Na volta para a pousada, o nível da água tinha subido tanto (mesmo sem uma gota de chuva) que várias partes da cidade alagaram. É um pouco desesperador pensar no que pode acontecer em épocas de chuva e não há como não pensar que um dia a água pode engolir tudo aquilo.

Roteiro Veneza – Dia 2

Começamos o segundo dia em Veneza pegando o vaporetto em direção ao miolo da ilha. Ao contrário do dia anterior, estava um céu nublado e uma garoa constante, apesar disso, vimos algumas cenas curiosas no caminho, como um casal de noivos fazendo algumas fotos num taxi (aquático, claro!) e gôndolas cheias de flores, lindo!

O interessante de usar o vaporetto como transporte é que pagando bem menos que um passeio fechado ou um taxi, você passará por todo o Canal Grande e terá belas vistas da cidade, como por exemplo a Ponte do Rialto, cartão-postal de Veneza.

veneza
venezagondolascasamento
venezarialto

A primeira parada foi no Museu de história natural. É um lugar interessante, mas não vale tanto a pena com pouco tempo na cidade.

A essa altura, ainda estávamos no dilema se faríamos ou não o tradicional passeio de gôndola. Sentamos na escadaria de uma igreja e começamos a analisar os casais que tiveram a coragem de pagar 100 euros para uma voltinha romântica. Atrás deles, gondoleiros gritando uns com os outros, xingando, reclamando… além do caotico trânsito de gôndolas. Tivemos a certeza absoluta que essa fortuna seria melhor aproveitada de outras maneiras e desistimos.

venezagondolasigrejas

Fomos então para o Museu Peggy Guggenheim e recomendo muito! Logo ao passar pela entrada, um pouco escondida, já me surpreendi com um moderno jardim cheio de esculturas, incluindo um “vaso dos desejos” doado por Yoko Ono.

A incrível casa é onde Peggy morava anteriormente e o acervo é constituído de sua coleção de Picassos, Dalís, Pollocks, entre outros, realmente maravilhoso!

Obs. Nós pegamos  um passe que dá direito a alguns museus, dependendo do que você planeja visitar vale a pena.

Peggy Guggenhein Veneza
peggyguggenheinveneza2

Continuando a pé pelas ruazinhas, visitamos a igreja Santa Maria Della Salute, que fica bem próxima a uma das pontas da ilha, onde se encontra a intrigante escultura de um enorme menino nu segurando um sapo. Mais algumas horas de caminhada sem rumo e estávamos de volta à pousada.

Escultura em Veneza
veneza

À noite, passamos nas lojinhas para alguns souvenirs e descobri que peças de murano são extremamente baratas (e lindas)! Isso porque o local de fabricação é uma ilha bem próxima. (Inclusive se tivesse mais tempo queria ter conhecido as ilhas de Murano e Burano que são pertinho e devem ser lindas!)

Pra terminar o dia, comi uma das melhores massas da minha vida! Infelizmente não me lembro o nome do lugar pra indicar. E com um delicioso canoli de nutella, nos despedimos da tão histórica, cultural e encantadora Veneza!

Veneza, massa, canoli

Leia aquio roteiro completo de 11 dias de trem pela Itália.

Vai continuar a viagem para o sul da Itália? Veja aqui dicas de Nápoles e Capri!

O Quero ir Lá agora é um parceiro Booking.com, então quando você faz sua reserva aqui, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso! 🙂 Aproveite para encontrar aqui seu hotel!